Entrar

DIA-DO-ZOOTECNISTA-bovino-300x226

ZOOTECNISTA

Zootecnistas são profissionais que tem como responsabilidade o estudo e controle da reprodução, aprimoramento genético e nutrição de animais criados para fins comerciais.

O QUE É?

Zootecnistas são profissionais que tem como responsabilidade o estudo e controle da reprodução, aprimoramento genético e nutrição de animais criados para fins comerciais, que visam a aumentar a produção e melhorar a qualidade dos produtos de origem animal. Trabalham como administradores rurais e planejadores de fazendas e instalações rurais. Realizam experiências com alimentação e pesquisam formas de prevenir e combater doenças e parasitas e de garantir as condições de higiene, para melhorar a saúde dos rebanhos e a qualidade dos produtos derivados.

QUAIS AS CARACTERÍSTICAS NECESSÁRIAS?

É preciso ter aptidão mecânica e numérica, ter interesse por atividades científicas além de iniciativa e meticulosidade. Características desejáveis: agilidade atenção a detalhes capacidade de comunicação capacidade de organização gosto pela pesquisa e pelos estudos iniciativa raciocínio espacial desenvolvido

QUAL A FORMAÇÃO NECESSÁRIA?

Para trabalhar como zootecnista, é necessário o diploma do curso superior em zootecnia. A profissão é fiscalizada pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária, onde o zootecnista deve registrar-se. Quem se propõe a trabalhar no gerenciamento de fazendas deve fazer cursos complementares de economia rural e administração.

Principais Atividades

De modo geral, as tarefas dos zootecnistas incluem: avaliar geneticamente o rebanho; estudar processos e regimes de criação; planejar e avaliar as instalações utilizadas para a criação de animais; selecionar os animais para formação do rebanho matriz para reprodução; determinar o sistema e as técnicas a serem usados em cruzamentos; determinar o sistema e as técnicas a serem usados no pasto; pesquisar as necessidades nutricionais do rebanho e estabelecer a DIETA adequada aos animais; verificar as condições de higiene e da alimentação dos animais; supervisionar a vacinação, a medicação e inseminação dos animais; determinar e acompanhar formas padronizadas de abate, preparação e armazenamento; realizar a supervisão técnica das exposições oficiais de animais. Os que se dedicam à administração têm de: organizar a produção animal da fazenda; planejar as instalações; estabelecer programas de qualidade; desenvolver novos métodos de exploração; acompanhar preços; comprar e vender animais. As atividades no campo de estudos e pesquisa são: fazer pesquisa genética em laboratório, para conseguir espécies de melhor qualidade, mais resistentes e mais férteis; estudar sistemas de cruzamento; estudar o aperfeiçoamento dos métodos de abate; pesquisar novos produtos de origem animal para os quais existe demanda; estudar novos tipos de alimento e complementos alimentares para os animais; aperfeiçoar métodos de armazenagem; aperfeiçoar métodos de tratamento e despejo de resíduos, para preservação do meio ambiente.

ÁREAS DE ATUAÇÃO E ESPECIALIDADES

Administração e economia rural: planeja e organiza a produção animal. Planeja a melhoria das insta;ações rurais, visando o aumento da produtividade e a melhoria das rações. Industria de produtos para animais: criar e gerenciar a venda de rações, vitaminas, medicamentos e defensivos agrícolas. Genética e reprodução: fazer avaliações genéticas de rebanhos, desenvolver técnicas de inseminação artificial e cruzamentos, formar um rebanho matriz, visando garantir rebanhos mais resistente e mais férteis. Nutrição animal: cuidar da alimentação dos rebanhos, testando, pesquisado e escolhendo uma DIETA adequada e balanceada e cuidando da higiene da alimentação.

MERCADO DE TRABALHO

O mercado de trabalho para zootecnistas é um pouco restrito e concentra-se principalmente no setor privado. Muitas empresas do setor rural ainda são desinformadas sobre as vantagens de contratar profissionais com essa formação. Além disso, esses profissionais sofrem a concorrência de veterinários em atividades exclusivas da zootecnia, porque a lei não estabelece esse limite. Até 2000, de acordo com o Conselho Federal de Medicina Veterinária, havia 6.750 zootecnistas registrados e cerca de 4800 profissionais atuantes em todo o país, sendo 52% deste total atuando na região Sudeste. Há oportunidades na indústria de rações e complementos alimentares, vendendo produtos, treinando equipes e descobrindo tendências de mercado, ou, ainda, em frigoríficos, fazendas e empresas avícolas; outra fonte de oferta de emprego é o mercado de carnes exóticas, que se desenvolve principalmente na região Centro-Oeste. Há mercado também em cooperativas de criadores, laboratórios, empresas de consultoria, indústrias de abate, instituições de pesquisa, nutrição e saúde animal, instituições de ensino e zoológicos. Existem boas oportunidades para o especialista em administração e economia rural, que trabalha para aumentar e aperfeiçoar a produtividade do rebanho, além da área de melhoramento genético, que VISA desenvolver novas técnicas para a melhoria das raças.

CURIOSIDADES

A Zootecnia nasceu na França, no Instituto de Versalhes em 1848, embora inicialmente fosse voltada para os animais domésticos. No Brasil, profissionais de medicina veterinária e Agronomia, trouxeram esse estudo para o Brasil em 1951, fundando a Sociedade Brasileira de Zootecnia (SBZ), fato que foi fundamental para a consolidação da profissão no país. Em 1966 a Pontifícia Universidade Católica (PUC) fundou o primeiro curso de Zootecnia, em Uruguaiana (RS), mas a regulamentação da profissão se deu em 1968, pela lei n°5550. O Conselho Regional de Medicina Veterinária é o órgão que fiscaliza a profissão. A área está em constante expansão, vários campos estão sendo abertos para o mercado, como o do agronegócio.

ONDE ACHAR MAIS INFORMAÇÕES?

Conselho Federal de Medicina Veterinária Conselho Regional de Medicina Veterinária Sociedade Brasileira de Zootecnia - ABQ

Oportunidades

Buscar por instituições

encontre
vagas e cursos
por instituições

Curta nossa fan page

© Copyright 2015 - Todos os Direitos Reservados. Brasil Profissões.