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Vendedor

VENDEDOR

Que tem por profissão, ofício ou ocupação vender

O QUE É?

Vendedor é o profissional que tem como ofício realizar trocas materiais, ou seja, ele que realiza a troca de um produto, objeto ou serviço por um valor monetário estipulado. O vendedor é responsável pela negociação do preço do produto ou serviço, do prazo e das condições de pagamento, dos descontos, etc. Os vendedores podem trabalhar com as vendas dentro da loja, ativamente, como autônomos, com vendas via telefone, de forma itinerante, etc. O planejamento da estratégia de vendas (o marketing) é muito importante, pois com pesquisas nessa área pode-se colher dados consistentes sobre o público-alvo e suas preferências, assim é possível estabelecer diretrizes de vendas.

QUAIS AS CARACTERÍSTICAS NECESSÁRIAS?

Para ser um vendedor é necessário que o profissional tenha conhecimentos básicos sobre a cultura do país e da região onde trabalha. É necessário também que o profissional tenha capacidade de se comunicar com as pessoas. Outras características interessantes são: paciência responsabilidade honestidade simpatia capacidade de se relacionar com as pessoas capacidade de comunicação visão de projeto capacidade de organização capacidade de negociação capacidade de observação flexibilidade agilidade raciocínio rápido destreza

QUAL A FORMAÇÃO NECESSÁRIA?

Em geral, não existe formação necessária para ser um vendedor. A maioria das empresas exige apenas experiência na área, e algumas exigem o domínio do idioma inglês, porém, é crescente o número de vendedores que procuram uma especialização. Os cursos superiores de Marketing, Propaganda e Marketing, Administração de Empresas ou Administração com ênfase em Marketing são muito visados pelos profissionais da área, que com um diploma, se destacam no mercado de trabalho. Cursos de curta duração, treinamentos, workshops e palestras também são muito importantes para a atualização do profissional.

Principais Atividades

Entender o produto ou serviço, e analisar os dados do público-alvo, para elaborar assim uma estratégia de vendas Dependendo da especialização ou da forma de trabalho do vendedor, ele pode realizar o atendimento do cliente que entra na loja, ou pode sair atrás dos clientes. Nesse segundo caso, o vendedor elabora também uma estratégia itinerária, visando ocupar seu tempo da melhor forma possível No caso do vendedor externo, organizar uma agenda de principais clientes Organizar pedidos Negociar prazos e condições de pagamentos, além de possíveis descontos ou pacotes promocionais que podem ser oferecidos organizar as datas de entrega ou retirada dos produtos ou de instalação de serviços, dependendo de cada caso Emitir nota fiscal de compra e registrar a venda do produto

ÁREAS DE ATUAÇÃO E ESPECIALIDADES

Atualmente, os vendedores estão presentes em quase todos os setores da economia, e muitas especialidades e estratégias estão sendo criadas para dar base mais sólida a essa atividade. O vendedor pode trabalhar em: Lojas e estabelecimentos comerciais: o profissional trabalha com o atendimento ao cliente que visita a loja. Nesse caso, o trabalho do vendedor é apresentar os produtos, as condições e prazos de pagamento, para em seguida fechar o negócio, emitir nota fiscal e entregar o produto ou serviço. Nesse caso, cada estabelecimento estipula se o vendedor trabalha por comissão ou tem salário fixo. Autônomo: também pode ser chamado de revendedor. O profissional compra os produtos e repassa, acrescentando no preço a sua comissão. Vendedor ativo: ou também chamado vendedor itinerante. É o profissional que trabalha apresentando o produto ou serviço, para tal ele vai até o cliente. O trabalho desse profissional é mais complexo, pois envolve desde a captação dos clientes até o fechamento do negócio.

MERCADO DE TRABALHO

O mercado de trabalho para o profissional de vendas é e sempre foi muito amplo. Antigamente, as pessoas que não tinham ocupação, ou não sabiam qual carreira seguir, viravam vendedores. Atualmente a exigência tem aumentado, assim os vendedores tem que ser realmente profissionais. É exigido que o atendimento seja personalizado, portanto é muito interessante que os profissionais se atualizem constantemente por meio de cursos, treinamentos, palestras e workshops.

CURIOSIDADES

A profissão de vendedor é uma das mais antigas da história, pois desde o período que não existia sistema monetário, as trocas materiais já eram realizadas entre os produtos. A profissão surgiu com os caixeiros-viajantes, que eram os profissionais que viajavam vendendo e trocando produtos. Nessa época, a profissão não era muito bem vista, e os caixeiros-viajantes eram, geralmente, pessoas que não tinham muitas opções de trabalho e acabavam vendendo produtos para levar a vida. Ainda não existiam estabelecimentos hoteleiros, então os vendedores, durante suas viagens, se alojavam em casas de família ou em pequenas tabernas que ofereciam quartos. Daí surgiram muitas vilas, formadas de pousos de passagem, como eram chamados. Com o passar do tempo e com a industrialização e conseqüente urbanização, a profissão foi ganhando mais status, e a diversidade de produtos oferecidos também colaborou para que o vendedor fosse mais bem visto na sociedade. Daí em diante, o comércio só progrediu, e ganhou muito espaço na economia mundial. Muitas técnicas e métodos de venda foram sendo criados, a partir daí se dá o surgimento do Marketing, que é a área profissional especializada em pesquisas de mercado e em estratégias de apresentação e venda dos produtos e serviços, sempre baseadas em dados concretos relacionados com o público-alvo e o produto.

ONDE ENCONTRAR MAIS INFORMAÇÕES?

ABVD - Associação Brasileira de Vendas Diretas ADVB - Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil

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